Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Oração Sioux

Pajé Sioux em momento de oração
Ó Grande espírito, qual a voz eu escuto nos ventos,
E qual o sopro dá a vida ao mundo todo, escute-me
Venho eu em sua presença, como um de seus muitos filhos,
Eu sou pequeno e fraco,
E preciso de sua força e sabedoria.

Deixe me vagar pela beleza e faça meus olhos
sempre contemplarem o vermelho e púrpura do pôr do sol.
Faça minhas mãos respeitar as coisas que você fez,
Meus ouvidos afiados o suficiente para ouvir sua voz.
Faça me sábio, assim poderei conhecer as coisas que você
Tem ensinado ao meu povo, e as lições que você
tem escondido atrás de cada folha e cada pedra.

Eu procuro a força, não para ser superior aos meus irmãos,
Mas para estar hábil a lutar contra o meu grande inimigo -- eu mesmo.
Deixe-me sempre preparado para chegar até você com mãos limpas e olhos francos,
Então quando a vida desvanecer como o desvanecente pôr do sol,
Meu espírito irá até você sem nenhuma vergonha.

2 comentários:

Anna disse...

Que texto mais lindo..Como praticamente todos os textos originais dos povos indígenas esse é mais um texto genial pela sua simplicidade e profundidade. Obrigada por ter postado estas palavras lindas...
Um abraço!

Caetano Mauro disse...

Nós é que agradecemos a você Anna. Continue conosco!